Contabilidade do futuro

A economia de recursos é uma preocupação constante na rotina de uma empresa, e não poderia ser diferente nos escritórios contábeis. Este problema não é tão simples, já que as medidas de redução de custos não podem interferir de maneira nenhuma na qualidade do serviço prestado.

E é exatamente nesta conciliação que grande parte contadores encontram dúvidas. Inúmeras medidas podem ser tomadas de forma que as empresas consigam exercer seu serviço de excelência usando cada vez menos recursos. 

Os contadores do futuro sabem que a transformação digital está ao seu alcance e, atualmente, já é possível investir em tecnologia na contabilidade para automatizar processos e aumentar a eficiência do escritório como um todo. O investimento inicial pode ser um pouco elevado, mas a longo prazo a economia será gigante.

Neste post, vamos enumerar medidas que podem ser tomadas na economia de recursos e porque isso pode ser muito importante para o seu escritório contábil!

A contabilidade do futuro é econômica

Em pleno século XXI, temas como a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta estão em pauta e todos sabemos que, se mudanças sérias não forem tomadas desde já, os prejuízos para as futuras gerações podem ser incalculáveis.

Uma das alternativas para incluir estes temas no dia a dia do escritório é propondo que eles façam parte da cultura organizacional da empresa. Assim todos passam a saber da importância que estes assuntos têm e começam a mudar os próprios hábitos. 

Quanto à redução de custos aliada à sustentabilidade do planeta, os escritórios de contabilidade podem incentivar a reciclagem do lixo, abolir o uso de copos plásticos e evitar o desperdício de energia elétrica, por exemplo. 

Além disso, uma mudança que certamente fará diferença no fim do mês é a redução do uso de papel. Sabemos que este tema ainda é delicado para muitos contadores, por não confiarem totalmente na tecnologia e terem medo da perda de dados ou ataques cibernéticos.

Porém medidas simples podem ser implementadas de forma que o uso do papel se torne cada vez mais dispensável. Salvar documentos em PDFs criptografados e com senha é uma boa alternativa. Investir em antivírus e armazenamento em nuvem também. 

Atitudes como estas levam a uma economia real no fim do mês que pode ser utilizada em prol da empresa de diversas formas diferentes, como em mais investimento em tecnologia para contabilidade, novos equipamentos eletrônicos, capacitação de profissionais, entre outros.

Reduzindo custos com a tecnologia na contabilidade

Como foi dito acima, uma ótima forma de reduzir custos é investindo em tecnologia, já que ela é capaz de levar a eficiência que a contabilidade do futuro precisa. 

Fazer mais com menos é a palavra de ordem do momento, e o investimento em bots e inteligência artificial são os melhores aliados desta empreitada.

Para a contabilidade do futuro, a área de adoção de tecnologia mais acessível são as tarefas administrativas. E para que elas funcionem adequadamente, a integração completa dos dados se torna fundamental. Do atendimento ao cliente aos dados e análises em tempo real, as empresas precisam garantir que seus dados sejam congruentes. 

Atualmente muitas empresas já disponibilizam software capazes de fazer toda a gestão das necessidades do escritório contábil. O ONVIO, da Domínio Thomson Reuters, é o exemplo perfeito disso. 

Quando você opta pelo melhor para sua empresa, recebe:

Conectividade total entre escritório, clientes e funcionários;  Segurança, já que a plataforma segue os padrões globais de segurança da Thomson Reuters, além de Multi Fator de Autenticação e múltiplos níveis de proteção física e digital para manter os dados sempre seguros;. Liberdade para trabalhar onde, quando e como preferir, já que o ONVIO permite acesso a partir de qualquer dispositivo móvel; Integração entre contador e cliente, sobrando tempo para a prestação de consultorias estratégicas e rentáveis.

Mas além dos softwares de gestão do escritório contábil, o contador do futuro ainda pode se beneficiar com o investimento em outros tipos de tecnologia na contabilidade, como:

1. Análise de Big Data:

Atualmente, qualquer dispositivo móvel, redes sociais, câmeras de vigilância, equipamentos wearable, eletroeletrônicos com tecnologia em IoT, entre outros, enviam centenas de dados, muitas vezes desestruturados, incompletos, inconsistentes ou imprecisos. 

A capacidade de analisar este grande volume de dados, principalmente pela contabilidade, pode revelar padrões e tendências relacionados ao comportamento humano. Com as ferramentas adequadas, os contadores do futuro podem analisar estas informações com eficácia e coletar insights capazes de transformar a maneira como as decisões de negócios são tomadas.   

2. Chatbots e Inteligência Artificial

As vantagens da automação de processos são inúmeras quando ela é usada pelo setor contábil. 

Inteligência Artificial (IA) e o aprendizado de máquina estão assumindo as tarefas monótonas da contabilidade, levando precisão na resolução de problemas contábeis, auxiliando na entrada de dados e reconciliações, reduzindo erros e permitindo que os contadores tenham tempo livre para desempenhar novos papéis. 

A expectativa é que, cada vez mais, os contadores acumulem uma variedade maior de habilidades que cubram além do que apenas dados de computação. A IA os deixa livres para explorar os domínios mais criativos de seu papel e ampliar suas habilidades na resolução de problemas, aconselhamento, estratégia, desenvolvimento e liderança.

Os robôs estão aqui apenas para complementar o elemento humano da contabilidade, já que jamais poderão substituir a inteligência emocional, empatia, honestidade e integridade específicas dos humanos. 

3. Cloud computing

O investimento em computação em nuvem possibilita a contabilidade em tempo real, ou seja, permite que tanto profissionais quanto clientes acessem seus dados on-line, de onde quer que estejam. 

Além disso, esta tecnologia na contabilidade proporciona também:

Eficiência na gestão e no controle da responsabilidade fiscal, auxiliando na redução de falhas nos processos contábeis;  Precisão, já que a probabilidade de erros é reduzida por conta da trilha de auditoria que é criada a cada alteração.   

Como pudemos ver acima, a economia de recursos pode ser extremamente benéfica não só para a contabilidade do futuro, mas também como luta pela preservação do meio ambiente. 

E lembre-se, quando o assunto é economia por meio do uso de tecnologia para a contabilidade, saiba que você pode contar com o ONVIO da Domínio Thomson Reuters