FUTURO DA CONTABILIDADE

Trabalho em casa para você ainda é sinônimo de hora extra ou de excesso? Saiba que para o contador do futuro significa o principal modelo de operação do escritório – se não o único, principalmente para os estreantes na trajetória contábil.

Antigamente, se houvesse a necessidade de apagar algum incêndio no escritório, você saía de lá com algumas pastas. Corria o risco de esquecer um documento importante em casa ou na sua mesa de trabalho. Ainda tinha que lidar com a bagunça por continuar a jornada em um local inadequado.

Com o fluxo de trabalho interrompido, riscos de erro e o desconforto de sacrificar a qualidade de vida, fazer de uma parte da sua casa ambiente de trabalho não soa bem. E é esse modo de pensar que deve mudar porque está condicionado a uma tarefa desagradável, à hora extra e à falta de lazer.

Mas, e se você pudesse começar o dia de forma diferente?

Em vez de enfrentar o tráfego e ir ao escritório, pode se dar ao luxo de acordar e cuidar da própria saúde, fazendo uma caminhada e tomando um café mais prolongado. Depois desse ritual, sem enfrentar trânsito algum, você começaria a trabalhar.

Por que seu dia não inicia assim?

A única coisa que lhe distancia dessa realidade é o fato de taxar negativamente o teletrabalho. E isso precisa mudar. Mas é claro que essa transformação exige uma combinação de aprendizado das novas formas e de hábito. Ainda mais para quem já tem um escritório consolidado, com rotinas rígidas, seguidas por vários colaboradores.

Por tudo isso, vamos mostrar como o contador do futuro lida bem com a jornada home office e de que maneira esse modelo de trabalho pode trazer mais sucesso ao escritório. Continue a leitura se você quer começar a transformação do teletrabalho e não sabe por onde.

Por que o contador do futuro trabalha remotamente?

Nada de papéis ou pastas-arquivo. O que você encontra na mesa do contador do futuro é um notebook e ela fica bem no coração da própria casa. Às vezes toma o espaço de um canto da mesa de jantar. Em outro momento fica no escritório. Mas também pode assumir o espaço do canto do sofá e da espreguiçadeira à beira da piscina.

Para o contador do futuro, sentar na mesma cadeira e trabalhar até altas horas não ajuda a resolver os desafios do dia a dia. Ele sabe que precisa de criatividade e de pensamento rápido para se tornar cada vez mais estratégico e consultivo.

E uma das formas de desenvolver a mente criativa é se proporcionar momentos de ócio e de lazer, além de cuidado com corpo e mente. Desenvolver um estilo de vida que permita isso é fundamental.

O profissional de contabilidade que percebe a necessidade dessa transformação no cotidiano, tem muito mais chances de não terminar substituído por algum recurso de IA (Inteligência Artificial). Isso porque, ninguém poderá mais se valer de rotinas repetitivas para garantir um lugar no mercado.

O contador do futuro também não vê problema em dividir o ambiente de trabalho com os filhos, o cachorro ou com seu cônjuge. Isso porque, desenvolveu um poder sobre a própria atenção. Ele não fica horas e horas em uma tarefa, já que consegue resolvê-las de maneira mais intensa.

Mesmo que não consiga de imediato finalizar um desafio, sabe administrar o tempo para desfrutar de intervalos de qualidade, que o ajudem a pensar e sair do automático!

Não é à toa que no mundo inteiro, vários profissionais estejam mudando as próprias rotinas. Mas como anda esse panorama no Brasil?

A tendência do teletrabalho no Brasil

Cerca de 60% das empresas brasileiras planejam adotar ou já adotaram o teletrabalho em sua jornada, parcial ou totalmente. Dentre elas, 15% ainda estão na fase de avaliação dos prós e contras dessa mudança. Esses são dados daPesquisa Home Office 2018, realizada pela SAP.

E a tendência, no País, vem puxada pelas empresas de Tecnologia da Informação (TI), que representam 28% das adeptas ao home office. Não poderia ser diferente, afinal de contas todas as mudanças que testemunhamos hoje vêm impulsionadas por esse setor.

As empresas que oferecem serviços representam 16% das que adotam o teletrabalho. Esse é um resultado encorajador para quem já tem essa vontade no escritório de contabilidade. Afinal de contas, não é necessário ir ao escritório para bater ponto.

Aliás, pense bem no seu dia a dia e perceba em quais momentos realmente é imprescindível estar no escritório! Esse exercício vai lhe mostrar o caminho, se você prestar atenção em um detalhe: a existência de um sistema de gestão que permita o trabalho móvel.

Sistema mobile permite a onda home office

Não é à toa que as empresas de TI estão na vanguarda do teletrabalho. Elas inventam as soluções que facilitam a maior parte da nossa vida. Podemos segurar nas mãos a resolução de inúmeros desafios cotidianos.

Com a contabilidade não é diferente!

Hoje você tem nas mãos a possibilidade do trabalho remoto graças a inovações tecnológicas, como um sistema de gestão mobile, que permitem isso. Eles integram as informações que estão no computador a uma rede maior e segura. Esse ambiente de trabalho é o que realmente o escritório necessidade para operar.

As informações ficam na nuvem, disponíveis de qualquer lugar para aqueles que têm acesso permitido ao sistema. E, literalmente, tudo se resolve pelo smartphone, tablet ou notebook.

Seu tempo e sua presença passam a ter outro significado com o uso de um sistema de gestão contábil mobile, que complemente seu modo atual de operar, oferecendo a possibilidade do teletrabalho.

O que o seu escritório perde sem home office

O seu escritório perde talentos.

Isso mesmo!

Muitos dos novos profissionais já tiveram alguma experiência ou sonham em entrar em contato com essa forma inovadora de trabalho. Tanto a prática quanto o que se ouve falar sobre home office levam os profissionais a pensar e constatar que escritórios com uma visão muito fechada dos modelos de trabalho não proporcionam um bom estilo de vida.

Se você pensa em implementar essa lógica, o primeiro passo é encontrar um sistema de gestão contábil que permita um ambiente em nuvem capaz de romper as fronteiras físicas. Esse local digital deve proporcionar integração total entre todos os colaboradores, clientes, sistemas oficiais e até documentos.
Afinal de contas, um bom sistema de gestão contábil é o seu escritório, mas sem a necessidade de paredes, chão ou teto! A alma do seu negócio está nas nuvens.

Fonte: Domínio Sistemas